Cirurgia de Catarata

Catarata é o embasamento da lente natural dos olhos, chamada cristalino. O cristalino focaliza os raios de luz na retina gerando uma imagem nítida, mas quando surgem opacidades , a visão se torna borrada.

Sintomas

• Visão embaçada

• Sensibilidade à claridade ou ofuscamento

• Visão noturna reduzida

• Necessidade de luz mais forte para leitura

Causas

É um processo natural do envelhecimento, mas também pode ser causada por medicações, traumas, algumas doenças, cirurgia ocular prévia, radiação e causas desconhecidas.
A evolução da catarata varia entre indivíduos e pode ser diferente entre os dois olhos.
Tratamento

Não existem medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que melhorem ou previnam o surgimento da catarata. Cirurgia é o único modo de remover a catarata. Quando a baixa visão prejudicar as atividades diárias, a cirurgia deve ser considerada.

Na cirurgia da catarata, a lente natural opacificada é removida e substituída por uma lente intra ocular permanente. O exame oftalmológico completo, com um Oftalmologista, é necessário para o correto diagnóstico, excluindo outras causas que causem visão embaçada.

Conclusão

Catarata é uma causa comum de baixa de visão, principalmente em idosos, mas é tratável. Seu oftalmologista pode lhe orientar se a catarata ou outro problema é a causa de sua baixa visão, e também se a cirurgia é apropriada para você.

Catarata e Lentes Intraoculares

Se você está planejando realizar a Cirurgia da Catarata, é importante uma breve orientação sobre as lentes intraoculares. Durante a Cirurgia, há a necessidade do implante de uma lente intraocular para a restauração da função do cristalino opaco que foi removido. Este implante é definitivo, portanto não há a necessidade de troca.

Existem basicamente três classes de lentes:

ideais para pacientes que não possuem astigmatismo corneano ou sem indicação de correção da Presbiopia. É a classe mais antiga e mais utilizada.

Lentes Monofocais Tóricas ideais para pacientes que possuem astigmatismo corneano, condição que não é corrigida com as Lentes Monofocais (náo Tóricas). O objetivo é diminuir a dependência dos óculos para longe.

ideais para pacientes que desejam diminuir a dependência dos óculos tanto de longe como de perto. É a classe mais moderna, no entanto necessita da avaliação de um especialista para a correta indicação.

As Lentes intraoculares estão em constante evolução tanto em seu material quanto em sua plataforma. Portanto, pergunte ao seu Oftalmologista qual é a lente mais indicada ao seu estilo da vida.

Outras Cirurgias e Procedimentos