Lentes de Contato Rígidas

As lentes rígidas foram as primeiras a serem desenvolvidas, originalmente confeccionadas com material Poli-metil-metacrilato. Além do desconforto inicial pela presença das lentes nos olhos, este material não possuia uma adequada permeabilidade de oxigênio. Portanto, ao final de um tempo prolongado de uso, alguns pacientes não suportavam permanecer com as lentes e abandonavam seu uso.

Recentemente foram introduzidos vários outros materiais para a confecção das lentes, que permitem uma permeabilidade de oxigênio até superior às lentes gelatinosas. Além disso, a associação de novos desenhos e melhorias em seu acabamento, transformaram as lentes rígidas numa excelente opção para a correção das ametropias (miopia, astigmatismo, hipermetropia). Em muitos casos, elas se tornam a melhor escolha inicial para se adaptar em usuários de primeira vez, como também para usuários que apresentam complicações com o uso das lentes gelatinosas, que assim, passam a ter uma melhor adaptação com as lentes rígidas.

A seguir, algumas vantagens com o uso da lentes rígidas: melhor acuidade visual, menor risco de infecção e reações alérgicas, maior durabilidade, maior facilidade no manuseio e desenhos personalizados para o paciente.

Consulte seu oftalmologista e veja se você tem indicação para o uso de lentes rígidas.

Outras Lentes de Contato

Lente de contato ORTHO-K

A lente de contato ORTHO-K é um tratamento não cirúrgico da miopia em que um tipo especifico de lente de contato rígida é usada durante o sono, para remodelar temporariamente o formato da córnea.

Lentes de Contato Esclerais

São lentes de contato rígidas de maior diâmetro. Elas são mais confortáveis que as lentes de contato rígidas convencionais, devido ao fato do seu ponto de apoio no olho ser na esclera e não na córnea.